quinta-feira, outubro 13, 2011

Família. Instituição antiga e autoritarista que está falindo. AINDA BEM!

2
                Alguém já pensou que o conceito de família foi totalmente criado pelo ser humano? Que é um sistema hierárquico autoritarista que simplesmente está falindo, agora que estamos às vésperas da Era de Aquários.
                Não pretendo iniciar aqui, uma discussão filosófica, de crenças e nem mesmo política, pretendo simplesmente expor minha opinião, mantendo a ideia de que a verdade pertence ao ser e não ao mundo.

                Vejo casos e mais casos, onde o filho é totalmente desrespeitado por seus pais e mesmo assim sente-se no dever de abaixar sua cabeça e ouvir qualquer tipo de ofensa, simplesmente por conta da autoridade que representa a figura de um pai ou mãe. Vejo também, mães e pais sofrendo com filhos perversos, que cometem as maiores atrocidades, mas por conta da dita responsabilidade que há em ser pai ou mãe, simplesmente se sujeitam a continuar vivendo numa situação prá lá de desconfortável, simplesmente por ter esperanças que um dia o filho melhore.

                Respondam-me uma pergunta. Que tipo de dívida você tem com seus pais?
                Gente, por mais que eles usem esse argumento na tentativa de manter o controle sobre vocês, não há dívida nenhuma a ser paga. Todos nós, seres viventes nesse planeta, pagamos pelos preços de nossas escolhas e ter um filho, nada mais é do que um dessas colheitas. Não dizem que quem planta colhe? Pois então!
                Em alguns casos, o casal deseja ter um filho para tentar constituir a família perfeita. Planejam tudo, não muito raro, até o que o filho deles que ainda não veio, será quando adulto. Essa idealização falsa e descompromissada com a realidade, com certeza será motivo de muita desilusão, visto que um ser é um indivíduo único, logo ele começará a fazer as próprias escolhas e trilhar os próprios caminhos, indiferente a tudo aquilo que você tenha idealizado. Quem se dá o direito de ter um filho, sabe muito bem que terá que trocar suas fraldas, dar-lhe de comer, de vestir e calçar, pagar por seus materiais escolares, dar-lhe brinquedos, afeto, ouvir suas lamúrias, passar noites em claro, enfim, tudo aquilo que sempre ouvimos. Fazer essas coisas está muito longe de ser uma obrigação, pois se alguém fosse obrigado a criar bem seus próprios filhos, não existiriam tantos casos de mães que abandonam seus filhos recém-nascidos em caçambas de lixo. Tudo isso tem a ver com o amor, esse sim não obriga ninguém a fazer nada, não cobra ou admite ser cobrado. O amor é espontâneo e ponto final, pois tudo que sair dessa linha de pensamento, já não é mais amor, pode ser paixão, possessão, mas nunca amor.

                Outro dia ouvi um senhor, enchendo a boca para dizer uma besteira homérica, disse ele:

                - É como dizem, um pai para 10 filhos, mas nenhum filho para um pai.

                Devo dizer que esse senhor estava em um asilo para idosos, sou capaz de entender sua dor e sua revolta, assim como sou capaz de entender que ele mesmo as ocasiona em si.
                Quanto ao que ele disse, devo dizer que esses 10 filhos, provavelmente já adultos, podem ter mais 10 filhos e serão para eles, baseados no amor, tudo aquilo que puderem ser. Ou seja, é a regra natural da vida, por mais dura que seja aos nossos olhos ainda pouco evoluídos, a verdade é que quando seu filho cresce e assume responsabilidades que outrora eram suas, ele terá que optar quanto as prioridades em sua vida e com certeza ele dará mais carinho e atenção aos filhos do que aos pais.

                Também existem os casos em que uma ação impensada, um tesão muito louco e alucinante, ocasiona o sexo sem compromisso ou proteção adequada. Pronto, homens virão pais sem querer e mulheres viram mães, às vezes em tenra idade. Aí começam as lamentações, dizer que o mundo não é justo, que foi só uma vez e que aquilo não deveria ter acontecido.
                Em primeiro lugar, a natureza cobra seu preço e por mais que não queiramos admitir, esse tesão todo é simplesmente uma forma animal que ainda assumimos, impulsionados por nossos instintos mais selvagens, para que possamos procriar e dar continuidade a espécie. Como somos seres racionais, devemos reagir contra esses impulsos, que seja por 1 minuto, tempo necessário para vestir uma camisinha. Não adianta nada o ser humano ficar se gabando por ser o único ser racional existente no planeta, se sucumbimos tão facilmente as forças instintivas da natureza. Meninos e meninas, não tem isso de só por a cabecinha, de quando chegar a hora eu tiro e gozo fora, e pelo amor de Deus, não acreditem que passar Coca-Cola depois do ato sexual resolve alguma coisa!
                Pois bem, como dizem no popular, “virou o zoinho”, foi gostoso? Então agora aguenta ter que pagar o preço, assumir uma gravidez e possivelmente amar uma criatura ao ponto de fazer tudo por ela. Mas assuma que a responsabilidade é de vocês, não esperem a criança crescer para ficar cobrando dela toda a juventude perdida, pois foi naquela noite, quando vocês dois estavam sozinhos, que resolveram antecipar um pouco o fim de vossas vidas mais livres. Caso não queiram a criança, fato triste que será cobrado por suas consciências mais tarde, busquem um meio legal de garantir que ela seja bem cuidada por alguém que queira, sejam responsáveis!

                Pois bem, esse modelo de família que vem ruindo com o passar dos anos, não visa em momento algum a igualdade de direitos, o respeito mútuo e a liberdade natural do ser. Muito pelo contrário, esse sistema familiar mantém por muitas vezes, cativos dentro de si, filhos, pais e mães, que vão aprendendo o auto desrespeito, gerando pessoas extremamente problemáticas.

                Seja pai, mãe, filho, tio, irmã, sobrinho, primo... Busque o respeito através de sua postura e amor, jamais através do medo ou do simples tabu que é “Respeitar os mais Velhos”. Respeito não se ganha à força, assim como não é atingido apenas pelo fato de recitar um velho ditado como esse, sem ao menos explicar o motivo dele existir.

                Filhos amem seus pais, porque um dia eles irão fazer falta a vocês. Pais amem seus filhos pelo mesmo motivo. Mas entendam que a família real não está nessa panelinha consanguínea que chamamos de parentes, isso só serve para ajudar a proliferar a desigualdade. Nossa verdadeira família está em toda parte, são os seres humanos, são as águas do mar e toda vida que elas comportam, é o ar e as aves que desfilam no céu, são as arvores, os animais e até mesmo os pequenos insetos que mal conseguimos olhar a olho nu.
               
                Saudemos nossa verdadeira família!


João Fernando
13/10/2011

2 Response to Família. Instituição antiga e autoritarista que está falindo. AINDA BEM!

13 de outubro de 2011 às 19:52

Com certeza, amor e respeito são os ingredientes principais de uma relação familiar! Sem dúvidas, impor o respeito pelo medo não traz resultados saudáveis, e ainda existem pessoas que acreditam nesse método de educação, uma pena, pois uma relação baseada no amor e no respeito torna a relação de pais e filhos uma relação de amizade também, que torna a confiança presente, tão importante nos dias de hoje...

16 de outubro de 2011 às 18:06

Meu amigo, passando para conhecer e dizer que teu texto além de lúcido, pertinente e oportuno, é ótimo para ser refletido sobre nossa condição humana, nessa caminhada rumo à uma evolução.
Deixo aqui um fraterno abraço.

Postar um comentário