sexta-feira, novembro 25, 2011

Pequeno dicionário de bolso. (Excessão ou Exceção?)

1
Sou uma pessoa hiperativa quando escrevo, logo é fácil de encontrar alguns erros em meus textos, tanto de digitação quanto de ortografia e gramática. Isso não significa que não me importo com esse tipo de coisa, na verdade sou um apaixonado pelas palavras, adoro aprender novas palavras, utilizá-las em meus textos, buscar sinônimos, essas coisas.

Resolvi então fazer pequenos posts como esse, colocando a solução para algumas dúvidas que surgem nessa nossa língua portuguesa, que de tão rica acaba por nos confundir.

Excessão   Exceção

A Palavra exceção não se assemelha com exceder, e nem mesmo é da mesma família etimológica.

O que excede é excesso e não exceção!

A palavra exceção vem de excetuar e não de exceder, excetuar significa deixar de fora, excluir.

Considere que palavras derivadas de outra e que possui o T no radical, escreve-se com Ç.

Cantar - Canção
Exceto - Exceção
Optar  - Opção

Abrirei uma exceção no seu caso. 

1 Response to Pequeno dicionário de bolso. (Excessão ou Exceção?)

4 de dezembro de 2011 às 01:14

Boa noite meu amigo, amei esta tua ideia de postar algo sobre a nossa língua realmente repleta de pegadinhas, parabéns e continue eu adoro, beijos Luconi

Postar um comentário