segunda-feira, março 01, 2010

"O meu sono é tão lindo, eu quero continuar dormindo..."

0
Nessa busca pelo auto conhecimento, posso dizer que tive mais um motivo para comemorar. Sucesso!

É engraçado, quando as pessoas fogem de algum padrão, as outras logo a rotulam. Das diversas coisas que ouvi em minha vida inteira e que muito me fizeram mal, destaco hoje a seguinte palavra: VAGABUNDO!

Pois é, eu sempre tive um pequeno problema, que nunca foi diagnosticado por um médico, afinal, nunca fui levado a um para ver isso, meus familiáries acreditavam conhecer o problema e a cura. Tenho um disturbio do sono, normalmente só consigo dormir de madrugada e não consigo acordar cedo. O que mais as pessoas dizem é que é um problema simples, que estou trocando o dia pela noite. NÃO É! Fiz inúmeros teste, forçando meu corpo a dormir bem cedo, porém na hora de acordar tenho o mesmo trabalho. Confesso que levanto com mais disposição, porém as 10, 11 horas da manhã.

Hoje em dia, mesmo tendo esse conhecimento e expondo ele a meus familiares, é fácil de ouvir:

- Ah, mas você sempre foi dorminhoco mesmo.

Pois é, lendo a respeito, descobri que adolescêntes precisam de muitas horas de sono, para que o corpo libere hormônio do crescimento.

Desde criança ouço que, para ser um homem batalhador, devo acordar cedo lá pelas 5 horas da manhã e dormir a hora que der. OK, muita gente faz isso por necessidade. A questão é, será que um criança deve ser condicionada desde cedo a essa idéia? Ou será que é melhor deixar o tempo agir?

Desde bebe. Lá pelos meus 2 anos de idade (Tenho uma memória muito boa, lembro de situações do tempo que eu ainda engatinhava), lembro-me em meu berço, com todo mundo dormindo a minha volta e eu desesperado por não conseguir dormir, no escuro e já com a noção de que era melhor ficar quieto para não acordar ninguém.

Não sei definir ainda, se tenho um disturbio do sono desde que nasci, ou se foi ocasionado por situações como, minha mãe batendo com muito ódio na janela de meu quarto, gritando que eu dormia demais e que isso era coisa de vagabundo!

Outra coisa de descobri em relação ao meu sono é que possuo a síndrome da fome noturna. Seguem as palavras dos especialistas:

"Se você deita para dormir e tipo 2 a 3 horas da madrugada e sente uma vontade muito grande de ir para cozinha e geladeira e comer o que encontrar pela frente, ou perde o sono só de pensar naquela deliciosa sobremesa, ou não conseguir pegar no sono antes de beliscar um delicioso quitute. Se esse tipo de situação é familiar, o melhor que você tem a fazer é prestar atenção em como anda seu sono e seu humor.

Esse tipo de atitude ate pode parecem inofensivas, mas que não só põem o regime a perder como podem estar relacionadas com problemas que vão muito além da perda de peso. O mal, descoberto em 1955 e conhecido como a Síndrome da Fome Noturna, precisa de tratamento e merece atenção.

Essa síndrome é caracterizada por falta de apetite pela manhã, insônia e excesso de fome à noite. a síndrome está associada a períodos de estresse e acomete 1,5% da população geral. Mas o grupo de risco é enorme e atinge homens e mulheres entre 20 e 30 anos".

Que me desculpem aqueles que acham que me faço de coitado. Problemas presentes tem origens passadas, quase sempre! Não digo que as pessoas que ajudaram a criar tais disturbios em mim, ou ao menos atenuá-los, sabiam o que faziam.

No Response to ""O meu sono é tão lindo, eu quero continuar dormindo...""

Postar um comentário