sexta-feira, novembro 25, 2011

Pequeno dicionário de bolso. (Excessão ou Exceção?)

1
Sou uma pessoa hiperativa quando escrevo, logo é fácil de encontrar alguns erros em meus textos, tanto de digitação quanto de ortografia e gramática. Isso não significa que não me importo com esse tipo de coisa, na verdade sou um apaixonado pelas palavras, adoro aprender novas palavras, utilizá-las em meus textos, buscar sinônimos, essas coisas.

Resolvi então fazer pequenos posts como esse, colocando a solução para algumas dúvidas que surgem nessa nossa língua portuguesa, que de tão rica acaba por nos confundir.

Excessão   Exceção

A Palavra exceção não se assemelha com exceder, e nem mesmo é da mesma família etimológica.

O que excede é excesso e não exceção!

A palavra exceção vem de excetuar e não de exceder, excetuar significa deixar de fora, excluir.

Considere que palavras derivadas de outra e que possui o T no radical, escreve-se com Ç.

Cantar - Canção
Exceto - Exceção
Optar  - Opção

Abrirei uma exceção no seu caso. 

domingo, novembro 13, 2011

PROMOÇÃO ENCERRADA - AGRADEÇO AOS POUCOS PARTICIPANTES COM MUITO DE MEU CARINHO! OBRIGADO.

3
Comunidade Resenhas Literárias
O Diário Das Revelações




PARABÉNS PARA MARCIA REGINA, QUE GANHOU UM EXEMPLAR DE O DIÁRIO DAS REVELAÇÕES EM FORMATO EBOOK!


Quer ganhar um exemplar de O Diário das Revelações - Uma História Real?


         Está no ar, na comunidade Resenhas Literárias uma nova promoção, nela estão sendo sorteados 6 exemplares de O Diário das Revelações - Uma História Real, basta que clique no link para acessar a comunidade e em seguida responder algumas perguntas pertinentes a essa obra. Lá você terá a oportunidade de concorrer a mais dois títulos, não perca essa oportunidade!

Além desses 6 exemplares, aproveitando a carona da promoção, você pode concorrer a mais 3 exemplares em formato e-book, veja como é fácil participar!

1. Todas as pessoas que seguirem esse blog e fizerem um comentário nesse post, concorrerão a 01 exemplar de O Diário das Revelações - Uma História Real em formato E-Book.

2. Todas as pessoas que seguirem o blog do livro (http://www.odiariodasrevelacoes.blogspot.come  fizerem um comentário lá, num post igual a esse, também concorrerão a 01 exemplar de O Diário das Revelação - Uma História Real em formato E-book.

3. Todas as pessoas que acessar a página do livro em http://www.clubedeautores.com.br/book/28805--O_Diario_das_Revelacoes e por lá deixarem um comentário pertinente a obra, também concorrerão a 01 exemplar de O Diário das Revelações - Uma História Real em formato Ebook.

Você pode concorrer aos 3 exemplares, não há regras para isso, basta que você siga os dois blogs e faça um comentário no post pertinente e na página do livro em Clube de Autores, basta apenas fazer um comentário relacionado a Obra.

Essa promoção é válida até 22/11/2011.

Boa Sorte! 


sábado, novembro 05, 2011

Os verdadeiros heróis brasileiros, esquecidos e marginalizados.

2
O Almirante Negro
               Seria por conta da má educação que é oferecida nas escolas brasileiras, ou um plano bem elaborado e furtivamente infiltrado dentro de nossa cultura? Pergunto, pois, assim como em toda história do mundo, história do ser humano para ser mais exato, há relatos de lutas sanguinárias, guerras, rebeliões, traições e revoltas de toda espécie. Sim é algo triste, mas pergunto-me se é mais válido tentar jogar tudo isso para baixo do tapete, ou entregar esse conhecimento ao público, a fim de que o ser humano possa com essas informações conscientizar-se de seus atos falhos e de sua índole ainda animalesca, talvez dessa forma consigamos nos livrar de alguns hábitos que ainda nos impelem ao chão.
                No Brasil, desde antes de minha geração, tentam ensinar nas escolas que nossa história é a de um povo manso e pacífico, que nossa nação foi construída por homens bondosos, heroicos e cordiais. Antes fosse, mas adianta alguma coisa ensinar mentiras e meias verdades nas escolas? Que tipo de cidadãos estamos criando para o futuro? É fácil de responder essas, a educação que as pessoas recebem as deixam alienadas, indiferentes à própria cultura, desconhecedoras de fatos passados e por consequência sem interesse em ajudar a semear um futuro melhor para a nação.

                Hoje quero falar mais sobre a Revolta das Chibatas, devo dizer que não ouvi falar dela nas escolas que estudei, foi o interesse que me levou a esse conhecimento e foi esse conhecimento que me levou a entender muito mais da cultura brasileira, social, religiosa e política. Antes quero dar dois exemplos do que falo, como outros dois acontecimentos históricos brasileiros, que exemplificam claramente aquilo que estou falando.

                Certa vez, quando eu ainda era um garoto, um pré-adolescente, começamos a debater em minha sala de aula sobre o descobrimento do Brasil, momentos assim eram raros, visto que a meninada preferia ficar jogando conversa fora, jogando cartas e até mesmo namorando. Nessa ocasião estávamos com uma professora em sala de aula, conversa vai, conversa vem e lá fui eu, ergui meu indicador e disse com total certeza de que seria compreendido:

                - Ah, professora! Não vai me dizer que a senhora acredita que foi um ventinho que desviou Pedro Álvares Cabral de sua rota e o trouxe para o Brasil?
                - Bem João, não posso contestar esse fato, afinal é isso que a história nos ensina!

                Meu Deus! Então quer dizer que ela não tem opinião própria? Quer dizer que se estiver escrito num livro de história que Cabral veio ao Brasil a bordo de um Airbus, é nisso que ela vai acreditar? Bem, além disso fiquei sendo conhecido como o esquisito da escola, afinal, contestadores são culturalmente marginalizados, não é mesmo? Isso aprendemos desde tenra idade, o melhor a fazer é concordar com tudo, tenta discordar para ver o que acontece!

                Outro exemplo é a fatídica história de Tiradentes, outro escândalo da educação brasileira. Vocês sabiam que ninguém conhece ao certo o rosto do herói da Inconfidência Mineira? Pois é, os artistas da época criaram uma figura baseada no rosto de Jesus Cristo, que por sua vez, também teve a imagem deturpada! A história de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, ainda hoje é uma incógnita, não se sabe se ele era um mauricinho boquirroto metido com a política ou um revolucionário consistente. Sabe-se apenas que no período imperial sua figura foi quase esquecida, logo foi fácil de ser utilizada para vários propósitos, alguns diziam que ele defendia causas ditatoriais, outros diziam que ele era totalmente contra essas mesmas causas. Sabe-se que depois que Tiradentes foi preso, passando três anos por todo tipo de privações e torturas, tornou-se um homem religioso, ao ponto de no dia de seu enforcamento, beijar o pé de seu carrasco e rezar o credo. Pronto, a igreja tinha uma boa história para contar também, logo a trajetória de Tiradentes até a forca, começou a ficar bem parecida com o trajeto do calvário de Jesus! Pronto, daí foi possível nascer um herói político e religioso.
Tiradentes de Décio Villares
Jesus Cristo












A Revolta das Chibatas.

                Acreditem ou não, em 1910 era regulamentado no Brasil, castigar fisicamente pessoas, esse era o caso para os marinheiros desobedientes, insubordinação era sinal de chibatada, quanto maior sua falta mais chibatadas levava, existia até um documento que previa um número máximo de chibatadas, eram vinte e cinco.
                Nesse meio, um marinheiro chamado Marcelino Rodrigues Menezes, que fazia parte da tripulação do Encouraçado de Minas, resolveu subir a bordo com uma garrafa de cachaça, falta grave! Um cabo viu o que Marcelino tinha feito e o delatou, vendo que não escaparia da punição e tomado pela sede de vingança, Marcelino foi tomar satisfações com o tal cabo, isso acabou em briga e o marinheiro feriu seu delator com uma navalha. De tão grave que foi a falta cometida pelo marinheiro, ele foi condenado a receber, não as vinte e cinco chibatadas regulamentadas e sim duzentas e cinquenta. João Batista das Neves foi seu carrasco e de frente a tropa, ao som de tambores, Marcelino Rodrigues Menezes recebeu as duzentas e cinquenta chibatadas.
                João Cândido, outro marinheiro, revoltado com aquilo que acabara de acontecer, iniciou um motim e sob seu comando, marinheiros revoltosos invadiram o Encouraçado de Minas e mataram João das Neves. Depois disso, a tripulação de outros navios aderiram ao motim e mandaram um recado ao presidente:

                "Não queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da República e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta já e já. Caso não a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que não se revoltarem."

                Todos os navios que foram tomados pelos marinheiros que lutavam pelo fim das chibatadas, se posicionaram na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, nessa época capital do Brasil, a uma distância segura para que as armas da fortaleza da barra não pudessem alcançá-los, ao mesmo tempo que mantiveram uma distância adequada para que as armas dos navios conseguissem bombardear a cidade.

                No dia 25 de novembro, o ministro da Marinha daquela época, Joaquim Marques Batista Leão, deu ordem para que todos os navios que ainda estavam a serviço da nação, bombardeassem os navios tomados pelos marinheiros amotinados, ele queria vê-los afundar, porém no mesmo dia o Congresso Nacional aprovou a anistia dos revoltosos.
                Acreditando na anistia, aqueles marinheiros voltaram à orla e entregaram os navios. O governo brasileiro, mesmo tendo prometido anistiá-los, prendeu e matou centenas desses homens. João Cândido, o incitador da revolta que passou a ser chamado de O Almirante Negro, foi preso, torturado e depois enviado a um manicômio, onde ficou por quatro anos, mesmo sem sofrer nenhum tipo de problema psiquiátrico.
                Em 1969, esquecido e vivendo em condições precárias, morreu O Almirante Negro, que sofreu na pele as consequências de ter lutado contra um governo criminoso e ditador, mas foi vitorioso, pois depois de seu ato tomado pela mais pura coragem, foram proibidos de vez quaisquer tipos de castigos corporais na marinha.

                Eis aí um bom candidato a ocupar o cargo de legítimo herói brasileiro.

Especial Globo News
100 anos da Revolta da Chibata.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Salvador Dali

0

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra.
Em 1921 foi estudar pintura em Madri, quando já possuía boa bagagem artística. Foi nessa época que fez amizade com o poeta Lorca. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona). Foi chamado em 1927 para o serviço militar, cumprindo-o no Castelo de Sant Ferran (Figueres). Surrealista desde 1928 (ano em produziu, com Buñuel, o filme” Un perro andaluz” e se incorpora ao grupo surrealista em Paris). Em 1938, fiel ao mesmo tipo de pintura, modificou sua orientação temática até chegar a quase mesmo mistricismo.

Cada vez mais atraído para o Surrealismo a partir de 1.929, e influenciado pelas teorias de Sigmund Freud. Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante, que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que sua ganância incentivou Dalí a banalisar a sua arte.

Os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. No mundo das artes crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas.
O próprio Dali sabia de sua parcial culpa, pois que muitas vezes chegou a assinar centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita. Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio, ocorrido em seu quarto.
A partir de então viveu prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres. Faleceu em 20 de janeiro de 1989, aos 84 anos de idade. Seu corpo embalsamado está enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres (Espanha).

Para todos aqueles que são loucos por cinema e desejam conhecer o início da vida de Salvador Dali, recomendo que assistam o filme Poucas Cinzas (Little Ashes) , lançado pela Warner e já disponível em DVD. Esse filme  narra o auge da juventude de três dos maiores nomes da arte contemporânea. Dali, Lorca e Luis Buñuel. Além disso podemos também conferir a atuação de Robert Pettison, que vem mostrando ao público que histórias de vampiros que não gostam de sugar o sangue de suas vítimas, cuja única trama é a luta pelo amor de uma menina chata e mimada, não é o único tipo de filme que ele sabe fazer. Atrevo-me a dizer que o talento desse jovem rapaz chegou a ser abafado pela série Crepúsculo, visto as grandes atuações que ele vem tendo em filmes como Poucas Cinzas (Little Ashes) e Lembranças (Remember Me).

Trailer do filme Poucas Cinzas.